kefir-ativo

Você já ouviu falar do Kefir?

Para quem nunca ouviu falar, kefir é uma bebida fermentada, produzida a partir de micro-organismos vivos (parecido com o Yakult). É um alimento probiótico e seu nome varia de acordo com o lugar: na América Latina chamam de tibicos; na Europa, de cristais japoneses; na Ásia e África, Kefir; e por aqui, kefir ou quefir.

O kefir (quefir) é composto pela associação de vários microrganismos, como leveduras, lactobacilos e bactérias (principalmente ácido lácticas e ácido acéticas). Ele é considerado um alimento funcional e pode ser encontrado em forma de grãos ou como bebida fermentada. Com aparência de couve-flor e coloração branco-amarelada, é insolúvel em água e tem alta digestibilidade. Também pode ser feito à base de leite de vaca, cabra, ovelha e búfala, onde fermentam a lactose, ou na água com açúcar, onde fermentam a glicose.

Benefícios
É um alimento facilmente digerível, fonte de proteínas e cálcio, vitaminas do complexo B e vitamina K – e pode ser incluído na dieta diária de qualquer pessoa. Promove uma purificação orgânica que promove saúde e longevidade. “Esses ‘bichinhos’ ajudam a regular o intestino e a manter uma flora intestinal saudável, o que contribui indiretamente com vários benefícios, principalmente como barreira para patógenos, melhorando nossa imunidade”, explica a nutricionista esportiva funcional, Ana Paula Gluck Karam.

O kefir, especialmente o de leite, pode ser usado nos lanches entre as refeições, substituindo outros alimentos mais calóricos, mesmo quando batido com frutas e cereais, desde que se evite o uso de açúcar ou mel. Digestivo, dificilmente produz intolerância ou efeitos colaterais. Não é recomendado o consumo de kefir para quem pratica o jejum de manhã. E, se alimentar só de kefir é uma atitude errada e contraindicada, alertam os nutricionistas.

Mas não existe milagre. Você pode tomar os probióticos, mas se não melhorar sua alimentação de nada vai adiantar. “O estado de saúde pleno é resultado de uma vida equilibrada, cuidar da alimentação, do estado emocional, praticar atividade física e ser feliz”, continua a nutricionista.

Você pode encontrá-los on-line (a Biologicus vende) ou em lojas de produtos naturais. Os grãos de kefir se reproduzem sozinhos, então, uma quantidade inicial pode durar muitos anos. Você também pode dividir o kefir com seus amigos. Assim como fermento, ele simplesmente irá se reproduzir.

fonte: ATIVO

Deixe uma resposta